NOTÍCIAS

PARÁ
SÃO PAULO
PERNAMBUCO
RIO DE JANEIRO
BRASIL
MUNDO
METEOROLOGIA
AMAZÔNIA
TECNOLOGIA
EDUCAÇÃO
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O que os pais não sabem explicar, os filhos podem estar vivenciando


Depois de mais de dois anos sem escrever sobre sexualidade, família, e por a e vai outros temas relacionados a esse universo colorido de informações que todos os dias nos propõem uma nova lição. Pois bem, vamos em frente.
Hoje ao passar em frente à Tv no horário de malhação, (novelinha Teen da rede Globo), quando passara uma cena em que dois personagens (pai e mãe) discutiam quem deveria falar com o filho sobre camisinha, sexo, namoro, etc. Algo hoje super normal da um jovem de 17 anos que está com todo "gás". Ao ver a cena me
perguntei, "pais ainda encontram dificuldade em falar com seus filhos sobre esses temas?".

Afinal, para os pais ainda é um tabu falar sobre sexo com os filhos?
Parece inacreditável, mas há muitos país, que não sabem nem por onde começar a falar sobre esse universo tão vasto de informações, e que muitas das vezes nem mesmo eles conhecem afundo para tirar as dúvidas dos filhos. Entretanto, essa ausência de dialogo pode vir a acarretar outros fatores a essa relação familiar, pois o que os pais não sabem explicar, muitas vezes os filhos estão vivendo, e isso pode tornar-se um problema, pois nem sempre os pais saberão a forma como o seu jovem está vivenciando suas descobertas.
Em malhação quem foi escalado para conversar com o filho de 17 anos, lógico, foi o pai. Mas na vida real nem sempre é assim. Muitas vezes a mãe possui maior abertura de chegar com os filhos e manter esse dialogo, ainda que ele o mantenha em seu ciclo de amizades. Hoje os jovens tiram suas dúvidas com outros jovens, os pais devem sim exercer esse papel de narrador da prosa da sexualidade. Por que para os jovens, sexo sempre será sexo, ainda que para os pais isso não seja coisa para se discutir em família.

Sexo? Escolha? Prevenir? Aids? Amor? Paixão? Então... SEXUALIDADE A FLOR DA PELE.

Allonny Waykawa
É editor do Blog Waykawa Pará
adm.allonnywaykawa@gmail.com

0 comentários: