NOTÍCIAS

PARÁ
SÃO PAULO
PERNAMBUCO
RIO DE JANEIRO
BRASIL
MUNDO
METEOROLOGIA
AMAZÔNIA
TECNOLOGIA
EDUCAÇÃO
quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulheres no Cooperativismo

Num movimento progressivo, as mulheres têm participado cada vez mais do universo cooperativista. Dados a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA) mostram que, num universo de 264 cooperativas e 45.566 cooperados, um terço é do sexo feminino, o que representa mais de 15 mil mulheres cooperadas. Isso demonstra a força da mulher nos 13 ramos do cooperativismo paraense.


Há 15 anos no cooperativismo, a conselheira fiscal da Cooperativa de Serviços Agroflorestais e Industriais (COOPSAI), Vera Germano, considera esse aumento da participação feminina uma grande conquista. “É uma grande vitória a mulher ocupar os espaços de decisão. Na COOPSAI, dos 126 cooperados, 49 são mulheres e 50% da diretoria e do Conselho Fiscal é composto por mulheres”, comenta.


Kátia Santos, presidente da Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), conta que antigamente existia uma barreira para as mulheres no cooperativismo. Elas apenas ajudavam na produção do homem dentro das empresas. “Hoje esse retrato mudou, a mulher pode ser qualificada como cooperada em todos os ramos do cooperativismo e me vejo como vitoriosa nesta batalha”.


O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP-PA), Manoel Teixeira, explica que houve um aumento considerável na participação da mulher no quadro social das cooperativas. “A participação da mulher, desde os cargos de presidência a outras atribuições é crescente. Um exemplo disto foi o dia Internacional do Cooperativismo de 2010, comemorado no mundo inteiro com o tema “A mulher e o cooperativismo”, relata.


Fonte: OCB - PA

0 comentários: